A sinalização de segurança está entre os métodos de proteção e garantia da vida e da saúde ocupacional dos trabalhadores, que estão incluídos na gestão de SST nos ambientes de trabalho. A sinalização de segurança é projetada para alertar os funcionários (próprios ou terceiros) e visitantes sobre os riscos, EPI’s e outras informações necessárias para a garantia da segurança do trabalho no local.
O uso de sinalização de segurança é obrigatório para todos os tipos de empresas, independentemente do número de colaboradores, é importante que exista indícios de perigos, riscos, guias para localização e delimitação de caminho. É uma maneira de se comunicar com os funcionários para avisar sobre ameaças no local de trabalho. As cores estimulam nossa perceção, mas devem ser usadas o com precaução para evitar distração e confusão.
Para saber em qual momento e ambiente devem ser usados, a sinalização de segurança é dividia em áreas específicas. Assim pode-se designar qual placa sinalizadora correta a se utilizar, desde:
- Sinalização de perigo
- Sinalização de proibição
- Sinalização de Obrigação
- Sinalização de emergência
- Sinalização de combate a Incêndio
- Sinalização de obstáculos e Locais Perigosos
As Normas Regulamentadoras(NR) internacionaissão fundamentais para garantir a segurança e saúde ocupacional. Cumprir o determinado nas NR’s é obrigação para todos, tanto empregador quanto empregado. Portanto devemos conhecer e entender as diretrizes de cada NR relacionadas às nossas atividades, para tal a nossa Equipe de Profissionais Poderá assessorar sua empresa desde a avaliação das necessidades de sinalização, demarcação de passadeiras, informações sobre o uso de cores para a segurança de empresas e ambientes de trabalho diversos, bem como sobre classificação, rotulagem preventiva e ficha com dados de segurança para produtos químicos.
E aí, restou alguma dúvida sobre Sinalização de Segurança?